お知らせ

児童心理学で子どもの感情知能を伸ばす。Desenvolvendo a inteligência emocional das crianças através da psicologia infantil.

更新日 2023年3月24日

感情は、私たちが 1 日を通して持つ刺激や思考に対する体の反応です。 こどものメンタルヘルスをケアすることは、感情的知能を発達させ、日常生活での葛藤にうまく対処できるようにするために重要です。 セラピーでは、こどもが自分の感情を表現できる安全な空間が作られます。 これにより、小さなこどもたちは、批判や判断を恐れることなく、自分が経験している(または考えている)すべてを共有できると感じ、感情的な安定性が高まります. 子どもたちに基本的な感情(恐怖、悲しみ、喜び、怒り、嫌悪、驚き)を教えます。 心理の先生とのセラピーセッション中に使用される教材は、本、ゲーム、感情の箱、感情の温度計です。 心理士ジェシカ・サンパイオがきらり安城校で行った個別支援の活動例を以下に紹介します。

Desenvolvendo a inteligência emocional das crianças através da psicologia infantil.

As emoções são respostas do nosso corpo aos estímulos e pensamentos que vamos tendo ao longo do dia. É importante cuidar da saúde mental das crianças para que elas desenvolvam sua inteligência emocional, e lidem melhor com conflitos no dia a dia. Na terapia é construiído um espaço seguro para que a criança expresse as suas emoções. Com isso, os pequenos sentem que podem compartilhar tudo o que estão passando (ou pensando), sem receio de críticas ou julgamentos e assim tenham mais estabilidade emocional. São ensinadas as emoções básicas para as crianças (o medo, a tristeza, a alegria, a raiva,  o nojo e a surpresa). Os recursos utilizados durante as sessões de terapia com a psicóloga são através de livros, jogos, pote das emoções e termômetro das emoções. Confiram os exemplos abaixo de atividades realizadas pela Psicóloga Jéssica Sampaio na Unidade do Kirari de Anjo, em que os atendimentos são realizados de forma individual.

Livro “O monstro das Cores”. 本「カラーモンスター」

アナ レナス 著 おおとも たけし 訳 永岡書店 1,650円

O termômetro das emoções. 感情の体温計

Livro sobre as emoções. 感情の絵本

Caixa das emoções 感情の箱

 私たちセラピストへの信頼に感謝しております。まだ支援に結びつかず日々お困りの保護者様へ、育児にうまく対処できるよう、教室のドアを開けてお待ちしています。私たちは、こどもたち一人ひとりのよりよい成長を喜んでいます。

Agradecemos aos pais por toda a confiança no nosso trabalho como terapeutas, e caso você ainda não faça parte do Kirari, estaremos de portas abertas, pronto para ajudá-los a lidarem melhor com os desafios diários dos cuidados com as cri

無料相談・お問い合わせ

教室や子育てに関する
お悩み・お問い合わせは
以下からお問い合わせください

お問い合わせ